quarta-feira, 5 de maio de 2010

Caso Clínico - Especialização em Dentística FORP - USP

Relato do caso:
Paciente do gênero feminino chegou relatando insatifação com seu sorriso.
Em exame clínico foi constatado uma coroa metaloplástica mal aptada e com coloração alterada no elemento dental 11. No exame radiográfico foi evidenciado um tratamento endodôntico bem realizado e uma desadaptação da coroa que motivava sua constante queda. Para melhorar provisoriamente o aspecto foi realizado uma cora provisória em resina como mostram as fotografias abaixo.



Com a finalidade de obter um resultado estético foi proposta a confecção de núcleo metálico e coroa IPS e.max (Ivoclar Vivadent).
Após o paciente concordar com o tratamento proposto, foram realizadas fotografias iniciais, moldagens e mapeamento estético afim de obter excelência na confecção da coroa.
Na primeira sessão para o tratamento foi realizado um pino personalizado em duralay para ser posteriormente fundido em metal. Após o jateamento com óxido de alumínio do pino, foi realizada a cimentação do pino metálico. Na sessão seguinte foi provado o coping.
A coroa foi cimentada na terceira sessão que pode ser observado um excelente resultado estético e naturalidade. Onde foi copiado as manchas amareladas em borda incisal.


O caso clínico foi realizado pelo Prof. Ivan Yoshio.

3 comentários:

  1. Parabéns, Ivan! Mandou muito bem!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns! Estética muito boa. O que tenho dúvida é sobre a coloração da gengiva. Poderia postar um rx?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado. Infelizmente não tenho como postar uma radiografia. Qual a dúvida na gengiva?

    ResponderExcluir